terça-feira, 14 de outubro de 2008

Feliz Dia dos Transgressores

O ser professor em várias partes do mundo é uma profissão muito respeitada. No entanto, também em várias partes do mundo, é pouco valorizado. Fico pensando, muitas vezes no porquê e acho que tem causas extremamente diversas.

Uma delas que me chama a atenção é que acaba caindo para a nossa responsabilidade materializar para os alunos muitas das mudanças pelas quais a sociedade está passando, sem que estejamos muitas vezes preparados para isso. Mas o que significa estar preparado para atualizar em sala de aula tantas expectativas e transformações?

Certamente, na minha opinião, não significa passar por "treinamentos" ou "capacitações". É claro que isso ajuda, mas não é só. Penso que estar preparado para atuar na contemporaneidade, é se sentir bem em saber que não há preparação que possa ser dada como concluída.

Acredito que um processo de preparação envolva um trabalho extenso e longitudinal do professor para a reflexão sobre a sua prática. O exercício da reflexão nos ensina a trabalhar com o inconcluso, com o por vir, com o que não temos controle. A reflexão nos mostra, muitas vezes, que não há nada de errado em não saber onde uma tarefa vai dar, isso porque certamente será melhor do que ficar lutando contra tudo e contra todos para que ela dê em lugar pré-determinado.

As certezas maiores me parecem cada vez menores.

Com isso, no entanto, não defendo uma anarquia pedagógica. Pelo contrário. Defendo que os professores possam se organizar e seguir parâmetros, mas que, naturalmente, com responsabilidade, seriedade, conhecimento e sabedoria possam transgredir.

A transgressão depende do conhecimento das regras, afinal, você só sabe que está fazendo algo que não está no planejamento se conhecer o planejamento.

Portanto trangressores, feliz dia dos professores, ou melhor, professores, feliz dia dos transgressores para nós que de alguma forma transgredimos em maior ou menor escala, sempre buscando algo melhor para nossos alunos, para nossa comunidade, para nossa profissão, para as crianças, para nossa sociedade.

Nenhum comentário: